DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por: Dra Camila Matos


Está planejando uma viagem nacional e quer levar as crianças ou adolescentes? Preste atenção nos documentos necessários para evitar surpresas.

Quais são as autorizações e documentos necessários? Se atente às novas regras.


Para menores de 16 anos:

  • Se estivem sozinhos, isto é, sem qualquer acompanhante: precisam portar uma autorização judicial. Esta autorização é realizada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de sua cidade.


  • Se estiverem acompanhados pelos pais, avós, bisavós, tios, irmãos ou sobrinho maiores de 18 anos

Em primeiro lugar, o acompanhante precisa provar ter mais do que 18 anos. Além disto, é necessário portar documento que comprove o parentesco com o adolescente. O adolescente/criança precisa portar sua certidão de nascimento original e um documento de identificação com foto.


  • Se estiverem acompanhados de um adulto que não seja da família: a criança/adolescente deverá portar uma autorização feita pelos pais, com firma reconhecida. Além disto, deverá portar um documento de identificação com foto e sua certidão de nascimento original.


Para maiores de 16 anos:


Adolescentes com mais de 16 anos podem realizar viagem nacional sem acompanhante, porém precisam portar documento de identificação com foto.

0 visualização