DIVÓRCIO AMIGÁVEL OU LITIGIOSO?

Atualizado: 27 de Fev de 2019


Por: Camila Matos

Após você tomar a decisão de que realmente quer se divorciar, deverá responder a seguinte pergunta: o divórcio será amigável ou litigioso? Esta pergunta também irá determinar se o seu divórcio deverá ser feito no fórum ou no cartório de notas e registro civil. Em ambos os casos, será obrigatória a presença do seu advogado, pois é ele quem irá conferir se nenhum direito seu foi lesado.

Divórcio Amigável é aquele em que as partes aceitam o fim do relacionamento e já possuem acordo sobre a partilha de bens. Caso existam filhos menores de 18 anos, o divórcio somente poderá ser realizado no fórum, com a presença do Ministério Público. Porém, se não existirem filhos (ou se eles forem maiores de idade), poderá ser também realizado no cartório. Sendo divórcio amigável, as partes poderão contar com apenas um advogado para representar ambos, o que diminui o custo do processo.

No divórcio amigável os benefícios são: menor custo e rapidez do processo, além de ausência de desgaste emocional.

Divórcio Litigioso é aquele em que não há acordo entre as partes. Geralmente a discussão se dá em razão da partilha de bens. Neste caso, o divórcio tramitará judicialmente (isto é, no fórum) e cada parte deverá possuir seu próprio advogado para lhe representar.

No divórcio litigioso, o tempo de processo e custo tendem a serem maiores. Porém, este tipo de processo pode ser o seu caso se você entende que seu parceiro pode estar tentando lhe prejudicar em relação à partilha de bens.

#divoricio #amigavel #litigioso #familia #filhos #guarda #cartorio

1 visualização